globalstar, neger, telecom, áreas, rurais, remotas, amazônia, pantanal, telefone, celular, satélite.

 

NEGER Telecom

 

A NEGER Telecom iniciou suas atividades em 1987. Na época sua principal atividade era a fabricação de equipamentos para a avicultura, como incubadoras e criadeiras. Os projetos eram baseados nos equipamentos que eram construídos artesanalmente pela família Neger desde 1950.

 

Com tecnologia própria, substituiu os sistemas eletromecânicos (cápsulas termostáticas), por sistema eletrônico de controle de temperatura e umidade para incubadoras. O produto tornou-se rapidamente referência no mercado e teve a sua consagração com a contratação para o projeto e implementação dos Biotérios da multinacional Rhodia Meuriaux Veterinária em 1992.

 

O conhecimento das demandas de seus clientes nas áreas rurais fez com que a empresa iniciasse em 1993 sua atuação no segmento de telecomunicações rurais. Dentro do programa Ruralcel, da Telesp, foi responsável pelo projeto, implementação e operação de mais de 2.000 estações celulares fixas rurais no interior do estado de São Paulo. Foi a demanda do segmento de telecomunicações rurais que direcionou o foco da empresa especificamente para esta área.

 

Desenvolveu soluções em estações celulares fixas tanto para aplicações em áreas remotas, quanto para sistemas de otimização de rotas de PABX. IBM, GE, Petrobrás, Bosch, Votorantim, Net, Telefônica, Claro, TIM, Ericsson, CSN e Unilever foram algumas das empresas que contrataram os produtos e serviços da NEGER.

 

A partir daí a empresa consolidou sua atuação na área de engenharia de telecomunicações, atuando em projetos, instalações e consultoria. Participa voluntariamente desde 2001 de atividades de pesquisa e desenvolvimento para bloqueio de radiocomunicação em áreas de segurança.

 

Com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, a empresa também é responsável pelo projeto RuralMAX, para acesso à Internet em áreas rurais e regiões remotas, selecionado pelo Programa de Subvenção Econômica de 2007, 2008 e 2010. Também foi selecionada pelo CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa) para receber apoio através do Programa Pesquisador na Empresa (Rhae).

 

A NEGER Telecom integra em um mesmo grupo empresarial operações na área de Engenharia, Serviços de Comunicação Multimídia, P&D, Indústria, Comércio, Serviços de Valor Adicionado e Consultoria.

 

 

Globalstar

 

O projeto Globalstar foi lançado em 1991 como articulação da Loral Corporação e Qualcomm. Em 24 de março de 1994, os dois patrocinadores anunciaram a formação de Globalstar LP, uma sociedade limitada estabelecida nos EUA, com a participação financeira de outras oito empresas, sendo as mais notáveis: Alcatel, AirTouch, Deutsche Aerospace, Hyundai e Vodafone. O investimento inicial para o lançamento da rede de satélite foi de US $ 1,8 bilhões.

 

Globalstar recebeu sua atribuição de espectro dos EUA através do FCC em janeiro de 1995, e continuou a negociar com outras nações pelos direitos de usar as mesmas freqüências de rádio em seus países. Os primeiros satélites foram lançados em fevereiro de 1998, mas a implantação do sistema foi adiada devido a uma falha no lançamento, em setembro de 1998. Em fevereiro de 2000, foi lançado o último satélite.

 

A primeira chamada do sistema Globalstar original foi realizada em 1 de novembro de 1998 pelo presidente Qualcomm, Irwin Jacobs, em San Diego para o presidente da Loral Space & Communications, Bernard Schwartz, em New York.

 

Em outubro de 1999, o sistema começou a ser utilizado com 44 de 48 satélites. Em dezembro de 1999, iniciou o serviço comercial com limitação de 200 usuários. Em fevereiro de 2000, houve a expansão do serviço comercial para a América do Norte, Europa e Brasil, com 48 satélites em funcionamento. Os preços iniciais foram de US$ 1.79 / minuto. Nesta mesma época a NEGER Telecom inicia a comercialização do sistema no Brasil.

 

Em 2007, a Globalstar lançou oito satélites de primeira geração para o espaço no intuito de ajudar a compensar a falha prematura de seus satélites em órbita. Entre 2010 e 2013, a Globalstar lançou mais 24 satélites, sendo de segunda geração, no esforço de restaurar o sistema.

 

No final de 2007 a SPOT LLC, subsidiária da Globalstar, lançou um dispositivo de segurança pessoal conhecido como o SPOT. Muitas empresas e indústrias marítimas fazem uso dos diversos produtos e serviços Globalstar em áreas remotas fora do alcance de serviços de telefonia celular e telefone fixo. A NEGER Telecom atua também na comercialização da linha SPOT no Brasil.

 

A Globalstar atua nos vários segmentos ao redor do mundo, sendo eles: petróleo e gás, governo, mineração, silvicultura, pesca comercial, serviços públicos, militares, transporte, construção, emergências, negócios e pessoas físicas. 

 

Os telefones via satélite da Globalstar ganharam notoriedade no Brasil em diversas aplicações, destacando-se sua utilização nas Eleições de 2004 e 2005, onde consolidaram-se como solução flexível e de baixo custo para comunicações em áreas remotas do país.